Canalizações

A capacidade logística e de planejamento da S.A. Paulista também tem sido colocada à disposição de importantes projetos de canalização desenvolvidos no território nacional. A empresa participa atualmente das obras de transposição do Rio São Francisco, maior empreendimento de infraestrutura hídrica do País e que, quando concluído, levará água a 12 milhões de brasileiros do chamado Polígono das Secas, no semiárido nordestino. A Integração do São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional possibilitará a correção de um desequilíbrio histórico entre a oferta de água e as necessidades da população, contribuindo para o desenvolvimento das economias locais.

A capacitação da empresa para a execução desse tipo de trabalho já havia sido testada anteriormente nas obras de construção do Eixo de Integração do Açude Castanhão, mais importante projeto de transposição de águas do Ceará e responsável por levar água do Rio Jaguaribe à região metropolitana de Fortaleza, ao longo de 255 quilômetros.

Castanhão I (CE)

Implantação do Trecho 1 do Eixo de Integração de Bacias do Castanhão à Região Metropolitana de Fortaleza, com a construção de 35 quilômetros de canais em concreto, implementação de 18 quilômetros de sifões em aço e adutoras, construção de estação de bombeamento e fornecimento e montagem dos equipamentos necessários à transposição e integração das águas dos açudes Castanhão e Curral Velho.

Castanhão II (CE)

Implantação do Trecho 2 do projeto (entre o Açude Curral Velho e Serra do Félix), com a construção de 35 quilômetros de canais de adução em concreto, implementação de 11 quilômetros de sifões com tubulação de 2,5 metros de diâmetro e fornecimento e montagem dos equipamentos.

Córrego Pirajussara (SP)

Canalização do Córrego Pirajussara, na capital paulista, no trecho entre a Estrada de Campo Limpo e a Avenida Intercontinental, e implantação de complexo viário correspondente.

Transposição do Rio São Francisco (PE)

Realização de obras civis, instalação e montagem de equipamentos mecânicos e elétricos para a implantação da primeira etapa do projeto (lotes 1, 2 e 7) e execução de segmentos de canal com sistema de drenagem interna, barragens, tomadas d’água, aquedutos, túnel, passarelas para pedestres e pontes nos cruzamentos com rodovias e estradas vicinais.